Em alusão ao tradicional Dia da Árvore, nesta quinta (21), pela manhã e à tarde, haverá ações em prol do verde na cidade. Às 16h, na Rua da Aurora, área central, ocorrerá o ato de assinatura de convênio entre a Prefeitura do Recife e a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, visando à arborização do Eixo Cicloviário Camilo Simões, seguido de plantio de duas mudas de espécies nativas no local.
O eixo, com 5,1 quilômetros de extensão, receberá 202 mudas. Os trechos a oferecerem mais sombra para os ciclistas serão a Praça da República, a Rua da Aurora, a Avenida Agamenon Magalhães, a Avenida Arthur Lima Cavalcanti e a Avenida Jaime da Fonte. Está previsto o plantio de 18 sibipirunas, 12 jucás, 20 paus-de-jangada, 12 resedás, 11 quinas, dois jasmins-mangas, 21 amesclas-de-cheiro, 20 paus-pombos, nove louros-brancos, duas murtas-vermelhas, seis guamirins, seis urucuns, 49 craibeiras, oito saboneteiras e seis paus-brasis.
O Camilo Simões se estenderá do Marco Zero, no Bairro do Recife, à Fábrica Tacaruna, no acesso a Olinda. O projeto de arborização do eixo cicloviário foi elaborado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. O objetivo é oferecer mais sombra para o ciclista e ao mesmo tempo ampliar o verde na cidade.
DE MANHÃ
Às 8h, no Pina, serão plantadas 25 mudas de paus-de-jangada, paus-pombos e sibipirunas. Trata-se de uma compensação ambiental. A empresa foi autorizada, em 2015, a erradicar 22 árvores para a implantação de empreendimento imobiliário no bairro da Torre, Zona Oeste, e agora está iniciando o plantio. Ao todo, o projeto prevê 44 novas mudas. As 19 restantes serão plantadas no próprio condomínio residencial.
No Jardim Botânico do Recife, às 9h, ocorrerá visita guiada e, às 10h, oficina de produção de plantas medicinais. Está programado ainda o plantio de 10 mudas de espécies da mata atlântica. No local da ação antes havia plantas exóticas (de outros países), que foram erradicadas para o restabelecimento da floresta nativa.
DIA DA ÁRVORE
A Festa Anual das Árvores substituiu, há 52 anos, o Dia da Árvore, até então celebrado em 21 de setembro. O decreto federal Nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, estabelece duas datas para a celebração: durante a última semana do mês de março, quando se inicia o período chuvoso, para Pernambuco e demais Estados do Nordeste, além do Norte do País. E na semana com início no dia 21 de setembro para o Sudeste, Sul e Distrito Federal.
Serviço
O quê: evento Celebrando o Verde
Horário e local:
8h plantio de 25 mudas na Avenida República Árabe Unidade, Pina
9h visita guiada e 10h oficina de produção de mudas, no Jardim Botânico do Recife, além de plantio de 10 mudas
16h ato de assinatura de convênio para arborização do Eixo Cicloviário Camilo Simões, na Rua da Aurora (ao lado do Monumento Tortura Nunca Mais)