Fotos: Inaldo Lins/PCR
Até o próximo domingo (29), mais de 50 atividades gratuitas em seis polos, como exposições, palestras, oficinas, jogos e trilhas, farão o Recife respirar divulgação científica e popularização do conhecimento. A XII Semana Municipal de Ciência e Tecnologia já está em andamento, com o tema “A Matemática está em Tudo!”, definido pelo Governo Federal pra todo o país, e a programação acontece em parques, escolas, universidades, instituições de pesquisa e museus. As informações completas podem ser acessadas na página www.cienciaetecnologia.educ.rec.br.
A abertura da Semana aconteceu no Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco, na tarde desta segunda-feira (23), com a presença de representantes das instituições parceiras: Prefeitura do Recife, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), IFPE - campus Jaboatão dos Guararapes e UFPE. O secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach, fez parte da mesa de honra. “A Semana tem o papel de dar visibilidade a uma série de atividades desenvolvidas durante todo o ano. É importante aproximar a produção acadêmica da população”, afirmou o gestor.
De acordo com Schwambach, o conhecimento e a capacidade de inovação representam os principais ativos do Recife. “Somos um hub aeroviário, portuário, logístico e também de conhecimento, e precisamos exercer cada vez mais esse papel”, define. A coordenadora do Museu de Ciências Nucleares da UFPE, Helen Khoury, destacou a importância de divulgar a ciência junto à população. “Isso motiva os jovens a produzirem mais ciência. Vale ressaltar a parceria que temos desde 2015 com a Prefeitura do Recife”, apontou. Após a cerimônia de abertura, o diretor-executivo de Tecnologia na Educação da PCR, Francisco Luiz dos Santos, ministrou palestra sobre o tema “Tecnologia e Sustentabilidade”.
A ideia da Semana é demonstrar como a Matemática é aplicada através de diversos campos, como Medicina, Indústria Farmacêutica, Alimentação, Estatística, Economia Doméstica, Geometria, Criação de Computadores, Aviação, Artes, Produção de Filmes e Partituras Musicais, entre muitos outros. As atividades serão realizadas no Econúcleo Jaqueira, Jardim Botânico do Recife, IFPE - campus Jaboatão dos Guararapes, Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, Unicap e Museu de Ciências Nucleares da UFPE.
PROGRAMAÇÃO – Às 9h desta terça (24), cerca de 50 estudantes da rede municipal de ensino vão visitar, pela primeira vez, o Jardim Botânico do Recife, situado no Curado, que abriga, até o domingo (29), exposição de trabalhos feitos pelos monitores, com o objetivo de demonstrar como a Matemática está presente na natureza, através de resumos das pesquisas realizadas no local. No domingo, a apresentação será feita oralmente e os visitantes poderão escolher o melhor trabalho e performance. Como prêmio, o vencedor publicará um artigo científico na revista do JBR, a “Arrudea”.
Também na terça, durante todo o dia, haverá oficinas de robótica no Bloco D da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Das 14h às 17h, a Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, será palco para a palestra “Ciências nucleares e a Matemática: ferramentas interativas”, com a professora Denise Levy. Na quarta-feira (25), a programação continua com visitação de escolas ao Museu de Ciências Nucleares, na Cidade Universitária, e novas oficinas de robótica na Unicap.
A quinta-feira (26) será marcada por várias atividades no Econúcleo Jaqueira, durante todo o dia, como oficinas, jogos, trilha, visita guiada e contação de histórias, relacionadas à temática do evento. A partir das 14h, o IFPE de Jaboatão dos Guararapes receberá a exposição “Aplicações Nucleares e a Matemática” e a oficina “Animação digital com Tablets”. A programação no Econúcleo Jaqueira seguirá até o domingo (29).