O 12º Comclima - fórum permanente de debate sobre mudanças climáticas no Recife - ocorre nesta terça (26), das 9h às 12h, no auditório do Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, Centro. O evento é aberto ao público e esta edição tem como tema o setor energético.
A mediação do encontro será do Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, Bruno Schwambach. Serão três debatedores. Alexandra Maciel, assessora técnica do Ministério do Meio Ambiente, que falará sobre "Aplicação do Projeto 3E em dois hospitais do Recife".
Virgínia Forte, gestora da Unidade de Ações Educativas e Gestão de Eficiência Energética da Celpe abordará o Projeto Energia com Cidadania. E Sérgio Maffioletti, gerente de desenvolvimento socioambiental do grupo JCPM, apresentará o tema "Alternativas energéticas em grandes empreendimentos".
De acordo com o último inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) da cidade, cerca de 14,61% das emissões do Recife têm origem na utilização e de energia. Estudos indicam que qualquer iniciativa de enfrentamento às mudanças climáticas recairá sobre o tema energético e que em torno de 60% a 80% da redução de emissão de GEE devem partir do setor energético.
Em 2016, com base no inventário, a Prefeitura do Recife publicou as metas de redução das emissões de GEE. Entre as ações implementadas estão a instalação de sistema de energia solar no Edifício da Prefeitura de Recife, a arborização e o aproveitamento energético do biogás.
A proposta do 12º Comclima é debater a relação entre o setor energético e seus impactos nas mudanças climáticas, apresentando algumas ações que estão sendo operadas no Recife no que se refere à energia de forma mitigadora.
O fórum é formado por entidades da sociedade civil, órgãos estaduais e federais, além de seis secretarias municipais, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, e tem a missão de estabelecer políticas e ações para o enfrentamento local do aquecimento global.
POLÍTICA MUNICIPAL
Sancionada em abril de 2014, a Política de Sustentabilidade e de Enfrentamento das Mudanças Climáticas do Recife (Lei Nº 18.011/2014) estabelece instrumentos para a implementação, em nível municipal, de ações sustentáveis e de enfrentamento ao fenômeno do aquecimento global.
Para saber mais sobre o tema clique aqui.